Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Kepler-186f, planeta parecido com a Terra em zona habitável

Na esquerda está a Terra, na direita
Kepler-186f
Kepler-186f é um planeta que foi descoberto pelos pesquisadores da NASA através do telescópio Kepler (que orbita a 149,5 milhões de quilômetros da Terra há 6 anos), e ele é o primeiro planeta com tamanho parecido com o da Terra encontrado em zona habitável estelar, sendo apenas 10% maior que nosso planeta.

Kepler-186f orbita uma estrela-anã a cerca de 500 anos-luz da Terra, e sua distância do astro permite a existência de água no estado líquido, ou seja, há a possibilidade de haver vida nesse planeta.

Isso depende de sua atmosfera, já que Kepler-186f está na borda exterior da zona habitável, o que significa que talvez a água possa congelar, mas seu tamanho maior pode acarretar em uma atmosfera mais espessa, isolando o planeta e mantendo a água no estado liquído.

Kepler-186f é um dos 5 planetas descoberto no seu sistema estelar, ele orbita a cerca de 52 milhões de quilômetros de seu "sol" e leva cerca de 130 dias para orbitar sua estrela-anã vermelha. Apesar disso, os outros planetas descobertos nesse sistema são quentes demais para haver vida.
Na esquerda está o Sol, na direita a estrela-anã Kepler186

A estrela Kepler-186, (estrela orbitada pelo planeta Kepler-186f) fica na constelação Cisne, e tem cerca de metade da massa do sol, ou seja, é mais fria que o Sol. O planeta com a possibilidade de vida está a uma distância segura de sua estrela, sem riscos de ser atingido por suas chamas, disseram os cientistas.

"É extremamente difícil detectar e confirmar planetas do tamanho da Terra, e agora que encontramos um, queremos encontrar mais", disse em uma teleconferência Elisa Quintana, pesquisadora do Instituto para a Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário